O Trabalho na Internet

Sobre o trabalho na internet, algumas verdades são irrefutáveis:

Uma delas é que existem muitas pessoas ganhando dinheiro na rede.  Disso ninguém poderá duvidar. O trabalho na internet abriu um grande leque de oportunidades.

Vamos citar alguns exemplos bem simples:

Você possui um bom site? Ele tem um bom conteúdo e um visual simples e legal? Se você achar um meio dele receber muitas visitas, então você terá uma grande ferramenta nas mãos para fazer dinheiro. Isso mesmo! Se o seu site tiver um bom acesso de pessoas, você poderá usar um programa de afiliados qualquer (uol, mercado livre, abril, dell, submarino, google adsense e etc), bastando se cadastrar e colocar um banner correspondente no site, e começar a fazer dinheiro a partir das vendas realizadas nos sites das empresas através do acesso originado no seu site, quando o banner, ou link, é clicado.

Uma terceira forma de se fazer dinheiro na internet é com a venda de produtos e o desenvolvimento de negócios na web. Mas, neste ponto o internauta deve ter alguns cuidados por conta de uma outra verdade também irrefutável: a internet está cheia de armadilhas para os que nela buscam por uma oportunidade. Então, verifique a origem do negócio, qual ou quais as empresas que estão envolvidas com a oportunidade apresentada e qual o trabalho que deverá ser desenvolvido. Desconfie das frases do tipo “Ganhe dinheiro fácil” ou “Fique milionário enquanto dorme”.

Primeiro, não gosto da frase “Ganhar dinheiro”. Ganhamos dinheiro quando jogamos na loteria ou quando nossa mãe nos dava para a merenda da escola, ou para algo parecido a isso. Para aqueles que trabalham e os que se desenvolvem profissionalmente, o correto é dizer “fazer dinheiro”.


Então, uma grande forma de se fazer dinheiro é desenvolver negócios, com oferecimento de produtos ou serviços através da internet. Para isso, precisamos de uma estrutura que nos possibilite o desenvolvimento da atividade pretendida. Uma forma de cadastrar e acompanhar os interessados nos produtos e/ou serviços, um bom site e ferramentas para a administração do seu negócio. Além disso, precisamos também de uma empresa estruturada e séria, que fabrique os produtos, e/ou ofereça os serviços, com administração e logística necessárias para fazer a entrega dos produtos e/ou serviços.

Outra grande verdade é que a melhor forma de se conseguir a independência financeira é possuir várias fontes de renda. O trabalho na internet é uma excelente forma de se conseguir renda extra. Podemos trabalhar as oito ou dez horas diárias e, depois, ao chegar em casa, desenvolver atividade extra na internet com possibilidades de gerar mais renda. A diversificação dos rendimentos é uma grande arma contra a crise e outros problemas que afetam as finanças pessoais. Quem possui somente um emprego se vê em situação complicada quando é demitido, sendo que, se tivesse outras formas de auferir renda, teria a tranqüilidade para sair em busca de uma nova ocupação. Dizem até que esse é um dos segredos dos milionários. Os grandes empreendedores acham meios de, mesmo distantes e sem acesso direto, mantêm e acompanham vários negócios ao mesmo tempo, gerando ganhos dessas diversas fontes. Se eles podem, por que nós não podemos? Taí uma pergunta difícil de ser respondida.

Para alguns lhes faltam coragem de empreender, para outros faltam o conhecimento e para a maioria falta a oportunidade. Mas, esse panorama também está em mudança.

Vivemos hoje num País com muito mais oportunidades. Então, teremos que estar atentos para as oportunidades que poderão surgir diante dos nossos olhos.

Com a situação atual do Brasil, poderemos concluir que, daqui a pouco, teremos mais pessoas com medo de empreender ou com falta de conhecimento do que sem oportunidades. E é melhor que seja assim!